quarta-feira, 13 de abril de 2016

Sobre

          A Iniciativa Parábolas Geek surgiu em 2013 como uma tentativa de transmitir princípios bíblicos do Reino através de personagens comuns aos jovens de nossa geração. Desta forma procuramos acessar jovens cristãos e não cristãos pois os elementos são conhecidos por ambos os grupos. Este é um exercício didático que converter aquilo que aprendemos na Academia para que seja compreensível para todos os públicos.Uma tentativa de evangelização através de ferramentas disponíveis em nosso tempo, ou seja, a Internet e as diferentes plataformas de mídias sociais existentes. Durante a primeira fase do projeto (2013-2016) Elaboramos um banco de dados com cerca de 400 textos para mostrar a capacidade de expansão e continuidade da iniciativa, pois os personagens são praticamente infinitos. Estes textos podem ser encontrados em nossa página no Facebook. Iniciamos agora a segunda fase do projeto, que contempla a continuidade dos textos e a migração das parábolas para outras mídias e plataformas para ampliar o acesso ao público alvo.

        A base bíblica para este projeto está pautada na metodologia didática do próprio Jesus e do apóstolo Paulo. Utilizar parábolas em sua pregação, era a estratégia que Jesus utilizava para ensinar ao povo através de elementos comuns para seu público visando explicar princípios do Reino de Deus. Com relação ao apóstolo Paulo, associamos este projeto com sua pregação no Aerópago grego para os cidadãos de Atenas, onde através de um elemento comum da cultura local, havia um elemento que ele poderia utilizar para transmitir sua mensagem a seu público naquele momento. Paulo utilizou o Deus desconhecido dos gregos para pregar o Jesus que havia ressuscitado.
 
         Os textos bíblicos norteadores deste projeto são os seguintes:

1) Pois, andando pela cidade, observei cuidadosamente seus objetos de culto e encontrei até um altar com esta inscrição: AO DEUS DESCONHECIDO. Ora, o que vocês adoram, apesar de não conhecerem, eu lhes anuncio. Atos 17:23.

2) Jesus falou todas estas coisas à multidão por parábolas. Nada lhes dizia sem usar alguma parábola. Mateus, 13:34.

3) Com muitas parábolas semelhantes Jesus lhes anunciava a palavra, tanto quanto podiam receber. Marcos 4:33.

4) Por esta razão eu lhes falo por parábolas: "Porque vendo, eles não veem e, ouvindo, não ouvem nem entendem." Mateus 13:13.

5) Ele disse: " A vocês foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino de Deus, mas aos outros falo por parábolas, para que "vendo não vejam; e ouvindo, não entendam. Lucas 8:10.

     Utilizaremos este princípio através de elementos do universo Geek (é um anglicismo e uma gíria inglesa que se refere a pessoas peculiares ou excêntricas, obcecadas por tecnologia, eletrônica, jogos eletrônicos ou de tabuleiro etc.). O objetivo é que jovens e adolescentes sejam eles cristãos ou não, possam compreender e assimilar os conceitos aplicados de maneira mais efetiva.

         Estamos buscando uma atualização cultural dos elementos utilizados por Jesus em seu ensino. Muitos jovens não sabem o que é um grão de mostarda ou um dracma, mas todos eles conhecem o Capitão América, o Hulk ou o Superman. Para atingir nosso público alvo, buscamos utilizar das ferramentas disponíveis para interação com esta geração que são as redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, You Tube), para através de diferentes mídias possamos acessar os jovens de nosso tempo. Vemos isto como uma qualidade deste projeto que é abordar assuntos espirituais de uma maneira diferenciada.


I) Visão: Auxiliar no cumprimento da grande comissão de Cristo através do uso da Internet como instrumento de evangelização.

II) Missão: Elaborar estudos devocionais diários, culturalmente relevantes com a cultura jovem para que absorvam os princípios do Reino em suas vidas.

III) Valores
1 - Defender as sagradas escrituras fazendo estudos com conteúdo teológico;
2 - Procurar manter os conteúdos acessíveis ao seu publico alvo na linguagem, métrica e sentido;
3 - Manter a assiduidade diária da produção intelectual
4 - Procurar trazer princípios aplicáveis na vida de jovens e adolescentes.


Desta forma, dentro da proposta de postagens diárias através de devocionais desejamos que esta geração seja abençoada por meio destas publicações.



Não feriremos os princípios da hermenêutica bíblica, na medida em que não é nossa intenção, que poderá ser verificada através das publicações diárias, amoldar a Palavra de Deus para que façam sentido com relação aos exemplos que usamos. Nossa intenção é diametralmente o oposto, utilizar elementos da cultura jovem e, a partir destes exemplos fictícios, extrair princípios claros e objetivos da Palavra de Deus.

Em Cristo, 

Pastor Eduardo Luiz de Medeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário