segunda-feira, 16 de maio de 2016

Parábolas & Cinema #5: Indepence Day Ressurgimento - Easter Eggs do Trailer 2





http://observatoriodocinema.com.br/noticias/2016/04/independence-day-2-nave-mae-tem-o-tamanho-do-oceano-atlantico-diz-diretor 


Olá caros amigos e companheiros de Parábolas, tudo bem com você? Espero que sim em nome de Jesus! Dentro de nossos artigos sobre Cinema, temos a seção "Easter Eggs" onde procuramos princípios bíblicos que possam ser encontrados ao observarmos com cuidado o conteúdo das falas e das imagens. Começamos este modelo de texto com a parábola sobre o novo filme de Jason Bourne que você encontra aqui:





Hoje queremos abordar o segundo trailer de Indepence Day 2: Ressurgimento que estreia em junho de 2016 nos cinemas. O que sabemos a respeito do filme é que ele se passa 20 anos após o primeiro, quando uma coalizão da terra liderada pelo presidente dos Estados Unidos (Porque sempre são eles que lideram a humanidade em crises que prometem a aniquilação da raça humana?) conseguiram livrar a Terra de uma poderosa ameaça alienígena. Após esta batalha, os humanos conseguiram se apropriar da tecnologia alienígena para melhorar suas armas, aviões e armamentos, tendo assim a falsa sensação de segurança diante das ameaças que poderiam atacar o planeta no futuro. Após 20 anos, alguns alienígenas presos para ajudar a entender o inimigo conseguem enviar da terra um pedido de socorro a seus pares que então retornam ao planeta para pura e simples ANIQUILAÇÃO do planeta. Em poucas linhas, este é o enredo do filme e eu gostaria de enfatizar três princípios poderosos que podemos extrair deste trailer. Assista comigo!






Assisti ao trailer algumas vezes e gostaria de destacar três momentos onde os princípios saltam aos olhos treinados de quem vê parábolas em todos os lugares!


1 - Planejamento para as batalhas
A primeira fala no filme é: "- Não acredito que se passaram 20 anos..." A humanidade se preparou para a guerra enquanto seu inimigo não estava presente para quando o pior acontecesse ela pudesse defender o planeta do mal. Em nossas vidas precisamos nos preparar para aquilo que queremos que aconteça no futuro. Sonhos e ideias são apenas sonhos e ideias se permanecerem em nossas cabeças ou em papel. Um grande sábio reproduziu a seguinte frase da qual nunca me esqueci: 

"O lugar mais rico da terra é o cemitério, pois existem sonhos e projetos de sucesso enterrados neste local que nunca saíram do papel."

Não queremos gastar nossa vida com aquilo que não vale a pena para que depois de muitas atividades, olharmos para nós mesmos e repetir a mesma frase do trailer: "Não acredito que se passou tanto tempo". Sendo diligente em nosso trabalho e em nossas estratégias temos a certeza de estarmos preparados para as oportunidades quando elas aparecerem. Porém qualquer plano deve ser colocado perante o Senhor que é quem nos ajuda neste caminho. Em última instância é o Senhor quem executa e nos concede sucesso em nossos planos ideias.

Não é certo que se perdem os que só pensam no mal? Mas os que planejam o bem encontram amor e fidelidade. Provérbios 14:22
Em seu coração o homem planeja o seu caminho, mas o Senhor determina os seus passos. Provérbios 16:9

O Senhor dos Exércitos jurou: "Certamente, como planejei, assim acontecerá, e, como pensei, assim será. Isaías 14:24

2 - É impossível vencer a Batalha ao olharmos para o poder do inimigo.
O poderio militar aprimorado da humanidade não era páreo para conter o ataque extraterrestre nem em número muito menos em potencial destrutivo como podemos ver no trailer ( O que arma é essa que gera um campo gravitacional reverso que usa a própria cidade como arma de destruição em massa?). Neste momento apenas um sentimento é poderoso o suficiente para ir contra todas as estatísticas e probabilidades: a fé. 
Quem somos nós diante de um câncer? Diante do fim de um casamento? De um filho nas drogas? De uma demissão prolongada? Da fome? De vidas destruídas pelo inimigo? A resposta para todas estas perguntas é a mesma: "NADA". Não temos condições de lutar em posição de igualdade estas lutas. Mas, pelo poder da fé em Jesus Cristo e em Seu Poder, podemos romper os limites de nossa existência e provar do sobrenatural de Deus. Apenas precisamos olhar para aquilo que ainda não existe como se já existisse e deixar Deus fazer o resto!
Porque vivemos por fé, e não pelo que vemos. 2 Coríntios 5:7

Então ele lhe disse: "Levante-se e vá; a sua fé o salvou". Lucas 17:19

Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos. Hebreus 11:1

3 - A transmissão da fé para a nova geração

A fala final do presidente americano é o cerne do trailer e o que mais me chamou a atenção, tanto que a reproduzo a seguir:

"- Convencemos uma geração inteira que esta é uma batalha possível de vencer. Nos sacrificamos uns pelos outros, não importa o preço.Vale a pena lutar por isso."

Como líder de jovens e responsável pelo projeto parábolas Geek, esta é a ideia que norteia todo o nosso trabalho. Nenhum jovem é capaz de lutar sozinho contra um sistema secular que retira Deus de sua essência e apresenta um estilo de vida egocêntrico e vazio, onde as consequências não importam muito, apenas o momento, o instantâneo. O cristianismo bíblico apresenta um estilo de vida único, onde o "eu" não está acima do "nós". Se um de nós estiver mal, todos de certa forma estaremos e não apenas de maneira contemplativa, mas tentaremos fazer algo para resolver o problema. 

Pregamos a Palavra dizendo a esta geração que procure viver uma vida de santidade, indo na contramão do que a maioria está buscando e dizendo. Mesmo que esta muitas pareça uma batalha perdida, em ver uma geração rendida aos pés do Senhor sendo usadas por Deus como instrumentos poderosos de transformação de vidas, como o presidente americano de Independence Day: Ressurgimento diz, também acredito que vale a pena lutar por isso.

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2 pois está escrito: "Sejam santos, porque eu sou santo". 1 Pedro 1:16

Tenham uma excelente segunda feira pessoal! 


Pastor Eduardo Medeiros
 










Nenhum comentário:

Postar um comentário