quinta-feira, 12 de maio de 2016

Parábolas & Séries #3: Pretty Little Liars



     Esta série se passa em uma pequena cidade da Pensilvânia chamada Rosewood. Se você não nunca ouviu falar dela, uma pequena introdução pode ajudar no raciocínio a que nos propomos neste dia. 
     Uma pequena cidade não tem uma vida social muito agitada, não é mesmo? Como pastor visitamos igrejas no interior do estado do Paraná onde é uma constante entre os jovens da localidade que nos perguntam diversas coisas, ávidos por informações da capital, muito mais interessante e cheia de oportunidades, segunda sua visão. Porém isso não acontece em Rosewood. Nunca imaginaríamos que uma cidade aparentemente tão pacata e tranquila guardasse tantos segredos entre seus habitantes. No interior, sem muitas opções de se destacar, o colégio ainda é uma referência que mostra quem é popular ou  quem é um "loser" na vida. Nestas pequenas cidades, as turmas "acompanham-se" nos períodos posteriores à escola, então é possível comparar o futuro dos alunos para ver quem deu ou não deu certo na vida. 

     Voltando à Rosewood, a série acontece em torno do desaparecimento da popular Alison DiLaurentis, tudo leva a crer que ela foi vítima de um assassinato e este é o ponto central da trama.

http://www.melty.com.br/pretty-little-liars-temporada-6b-alison-dilaurentis-casa-e-muda-o-nome-a5197.html acesso em 11/05/2016

     Este fato muda completamente a vida das quatro amigas inseparáveis de Alison: Aria, Emily, Hanna e Spencer. A dor da aparente perda da amiga une ainda mais.

Banner da 4º Temporada: http://blog.thecast.tv/post/45356172091/guest-star-on-the-hottest-show-pretty-little Acesso em 11/05/2016

     A dor é transformada em caos quando as quatro começam a receber mensagens de texto (a série está na 6º Temporada, pessoal, então não havia whatsapp no passado longínquo de 2010... deem um desconto para as meninas!) de alguém que assina suas mensagens como "A" e ameaça revelar segredos que apenas a desaparecida Alison poderia saber. Reviravoltas na trama por seis temporadas e finalmente a identidade de "A" foi revelada pelos autores que fizeram a escolha na terceira temporada e desde então as fãs foram torturadas com as tentativas de descobrir quem é o famigerado ou famigerada "A". Esta busca pela descoberta,gerou milhares de teorias nas redes sociais.


      Não vamos contar quem é "A" porque não gostamos de Spoilers. Se você acompanha a série, você já sabe sobre CD, mas se você não acompanha a série como eu, o nome não terá a magnitude de quem passou quase seis anos esperando para descobrir este segredo.

     A parábola de hoje foi um desafio e um exercício literário por não conhecer os pormenores da série. Não quero que nossos queridos leitores conheçam apenas aquilo que leio e assisto, por isso é fundamental contar com o apoio e a assessoria técnica de amigos. Quem nos auxiliou na missão de entender as "Liars" foi a Annelise Mariano, como falei a ela, uma das garotas mais inteligentes de sua idade com a qual eu já me deparei nesta caminhada. 

     Quais os princípios que podemos extrair de PLL para nossa vida com Deus? Consegui entender algumas coisas ao longo de minha conversa com Annelise sobre a série. O primeiro elemento é o poder destrutivo do pecado e da mentira em nossas vidas. As meninas foram amedrontadas por "A" em grande parte por causa de existirem segredos comprometedores em suas vidas. Qual seria este poder de intimidação se elas fossem transparentes com relação a suas vidas? Uma vez que tenhamos tido um Encontro verdadeiro com Jesus, devemos permitir que Ele transforme nossa vida. Se eu mentia, não devo mentir mais, se roubava, não devo roubar mais, enfim devo buscar mudança de vida e de mentalidade.

Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo. Efésios 4:25

     A  mentira é diabólica porque distorce a verdade e a transforma em algo irreal. Muitos podem acreditar em uma mentira e serem enganados. A essência de nosso inimigo, o verdadeiro "A" em nossa jornada cristã é a mentira. Portanto, ao mentirmos, estamos sendo instrumentos nas mãos dele:



"Vocês pertencem ao pai de vocês, o diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira. João 8:44

     O segundo elemento que podemos aprender com PLL, é que é na adversidade encontramos os verdadeiros amigos. Os laços são fortalecidos em momentos de dificuldade. Quando as ameaças começam em quem as garotas podem confiar? Em suas amigas. Por isso é fundamental termos amigos que nos entendam, e que falem a mesma linguagem que nós falamos. Se você é cristão, com certeza você deve ter algum amigo ou líder com quem você possa contar e se abrir para receber oração e cura para sua alma. Nos momentos de alegria, normalmente teremos muitos colegas para celebrarem conosco. Mas é na dificuldade, que poucos amigos fiéis permanecerão ao nosso lado. Como é importante termos estes amigos!

Quem tem muitos amigos pode chegar à ruína, mas existe amigo mais apegado que um irmão. Provérbios 18:24

Não abandone o seu amigo nem o amigo de seu pai; quando for atingido pela adversidade não vá para a casa de seu irmão; melhor é o vizinho próximo do que o irmão distante. Provérbios 27:10

O homem honesto é cauteloso em suas amizades, mas o caminho dos ímpios os leva a perder-se. Provérbios 12:26

     Que você possa viver uma vida na transparência e paz de espírito de quem não tem do que se envergonhar e que não se intimida com os ataques do inimigo, pois ele atua nas sombras, procurando quartos escuros em nossa alma para nos ferir e atacar. Lance luz em suas trevas e o inimigo perde a autoridade para te acusar. Conte sempre com amigos fiéis em sua jornada, pois ela será mais leve com a presença deles... E no mais, Seja Feliz!

P.S. Annelise, muito obrigado pela assessoria técnica, espero que goste do texto!

Pastor Eduardo Medeiros
 


 
     
      


Nenhum comentário:

Postar um comentário