sábado, 14 de maio de 2016

Parábolas & Séries #4 Gotham





            A cidade de Gotham faz parte da mitologia do universo DC e é, de maneira muito peculiar, um verdadeiro criadouro de vilões psicopatas. Sejam nascidos nela, ou atraídos por sua fama, os piores lunáticos ou gangsters e chefes do crime organizado, temos a impressão que Gotham tem algo sombrio e tenebroso que propicia o ambiente perfeito para estes criminosos se tornarem quem são. Conhecemos Zsass, Pinguim, Duas Caras, Charada, o Coringa, Hera Venenosa, o Vagalume, o Chapeleiro Louco, Solomon Grundy, Bane entre inúmeros outros inimigos do Morcego. Mas, quando foi que eles decidiram transformar-se em quem são atualmente? Existe algo em seu passado que possa mostrar algum evento traumático que desencadeie a fúria e a loucura em fazer apenas aquilo que é mau? Qual é a origem destes personagens? Esta é a proposta da minissérie Gotham, que trata do início da jornada de uma criança chamada Bruce Wayne e como sua cidade implode após a morte de seus pais. Interessante notar que vários inimigos futuros de Batman, são retratados no seriado como lutando ao lado da Lei.  E este fato me fez refletir um pouco a este respeito.
            Muitas vezes em nossa vida diária nos encontramos com pessoas difíceis. Pessoas agressivas, ignorantes, desrespeitosas e elaboramos todo um sistema de valores negativos com relação a esta pessoa. Esquecemos facilmente que esta pessoa pode ter passado por muitos problemas no em sua vida que a levou a se tornar o que vemos no presente. Todo ser humano é um ser histórico, neste sentido não é possível julgarmos alguém apenas por aquilo que vemos hoje. É necessário conhecer a origem das pessoas, para entender os caminhos que foram trilhados e as escolhas tomadas. Como cristãos, ao menos, deveríamos nos importar com o sofrimento destas pessoas e ouvi-las, para que seja possível resgata-las. 

     Por trás de atitudes arrogantes, existe uma pessoa com baixa autoestima. Para além do comportamento agressivo existe o sofrimento na infância e inúmeros outros problemas originados no passado. 
      Nosso Deus é o Senhor da História e como tal, tem o poder de apagar nosso passado, transformar o presente para então projetarmos um futuro maravilhoso na Santa Presença Dele. Confie Nele para mudar a sua história!
 
Referências Bíblicas

Eu lhes dei o exemplo, para que vocês façam como lhes fiz. João 13:15

Bem-aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia. Mateus 5:7

Misericórdia, paz e amor lhes sejam multiplicados. Judas 1:2

Pastor Eduardo Medeiros
Figura disponível em: http://gentalhanet.com.br/2014/05/05/saiu-o-primeiro-trailer-de-gotham-serie-tera-13-episodios/

Nenhum comentário:

Postar um comentário