terça-feira, 2 de agosto de 2016

Parábolas & Cinema #11 Esquadrão Suicida: Arlequina

http://duastorres.com.br/2016/05/harley-quinn-spin-off-da-personagem/

A primeira vez que a vimos a doutora Harleen Frances Quinzel aqui no Parábolas Geek foi no dia 24 de outubro de 2013, na Parábola Geek #27 (Se você não lembra, releia em nossa página no Facebook!).
    Naquela ocasião falamos de seu relacionamento doentio com o Coringa. Durante a faculdade de psiquiatria foi uma ginasta muito habilidosa, que utilizava seus “talentos” para conseguir passar nas diferentes disciplinas, sendo que em algumas histórias sobre sua origem mostram que ela seduzia seus professores para conseguir sua aprovação nas disciplinas. Outro lado de sua história que tem sido bastante abordada pelos roteiristas da DC é sua amizade com Hera Venenosa. As duas se tornam amigas no crime e Hera sempre tenta fazer com que Harleen termine e abandone de vez o Coringa, pois em sua visão ele a maltrata e não reconhece seu devido valor. (Referências à retomada do movimento feminista contemporâneo) 

Neste dia gostaria de conversar com você sobre este comportamento doentio de nossa personagem em insistir em um relacionamento inviável. Mesmo com os conselhos de sua amiga Hera, ela simplesmente volta para seu namorado e sofre com isso. A paixão é um sentimento avassalador e bastante diferente do amor. Sempre digo que a paixão é a fagulha que acende a chama do amor, e por isso é intenso e intempestivo. Com o tempo o amor cresce e com ele a estabilidade emocional tão importante para um relacionamento duradouro. Porém, quando não existe a evolução da paixão para o amor, esta relação se transforma em algo patológico. Ciúmes, inveja, desconfiança, preocupação com a fidelidade, mentiras e outros sentimentos negativos surgem em um caso de namoro como este. Não existe muita chance de convencer alguém com este quadro a pensar no que está fazendo, pois tudo é muito emocional, e como consequência, pouco racional. 

Você pode conhecer alguém nestas condições. Um amigo ou amiga que você gostaria de ajudar nesta fase. A função daqueles que amam os envolvidos é orar para que Deus intervenha antes que algo pior aconteça. Ajude mesmo a distância, pois talvez você seja tudo o que esta pessoa terá quando as coisas se complicarem.

Referências Bíblicas

O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo? Jeremias 17:9

O falar amável é árvore de vida, mas o falar enganoso esmaga o espírito. Provérbios 15:4

Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria. Colossenses 3:5

Pastor Eduardo Medeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário