quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Parábolas & Cinema #25 - Indiana Jones


www.ew.com


Olá leitores! A parábola de hoje é sobre um dos ícones da cultura pop, Indiana Jones.

Henry Jones Junior é aparentemente um pacato professor de arqueologia, que leva uma vida dupla. Fora das salas de aula revela-se um aventureiro destemido e pouco convencional, que usa como ferramenta em suas aventuras um revolver, um chicote e seu chapéu, mais conhecido como Indiana, já viveu diversas aventuras.


Em OS CAÇADORES DA ARCA PERDIDA Indy enfrenta as forças nazistas que procuram a Arca da Aliança onde contem a tábua dos 10 mandamentos que dá poderes divinos a quem a possuir.
Sua segunda aventura O TEMPLO DA PERDIÇÃO ocorre um ano antes dos acontecimentos de Os caçadores da arca perdida. Indiana vai parar na Índia onde descobre um culto a deusa Kali, onde crianças são raptadas de um pequeno vilarejo; a situação se agrava quando Indy é envenenado e se converte ao culto.

EM A ÚLTIMA CRUZADA, Indiana fica frente a frente com Hitler e novamente enfrenta os nazistas que procuram apossar-se dessa vez do cálice sagrado.

Sua última aventura (até o momento) O REINO DA CAVEIRA DE CRISTAL, encontramos Indiana sozinho, tentando lidar com a perda de seu pai e seu amigo Marcus Brody, nessa aventura Indy enfrenta os soldados russos liderados por Irina Spalko que deseja que Indy descubra a localização da misteriosa caveira de cristal.

Bom! Fiz um breve resumo das aventuras vividas por nosso herói, Indiana Jones, em todas as suas jornadas e viagens ele busca algo precioso de muito valor e poder. Seu conhecimento em arqueologia, o ajuda a desbravar os lugares desconhecidos por onde passa. Já se perguntou o porquê se sua existência? Quem é satanás e porque ele quer tanto a sua alma? Podem ser assustadoras as perguntas que lanço neste texto, mas é importante. Em todas as suas buscas Indy tenta proteger e não deixar que os objetos poderosos e sagrados caíssem em mãos erradas, ele muitas vezes arriscava a sua vida por tais objetos. Deus em sua majestade nos protege todos os dias e nos orienta para que não venhamos a optar pelo caminho errado, somos preciosos para Ele, Deus não suporta a ideia de ver seus filhos sendo escravos do inimigo, que cheio de ódio nos persegue entenderam aonde quero chegar? Deus criou o homem com todo o amor, influenciado pelo inimigo o homem caiu e passou a viver escravo do pecado, assim distante estava de Deus, mas Ele criou maneiras de nos manter próximos a Ele, até que precisava de uma solução permanente, Deus entregou seu único filho por amor a nós, para nos libertar e salvar, entende como somos tão preciosos para Deus! A ponto Dele, entregar seu bem mais precioso para nos trazer vida? Falar de seu amor nunca é demais, o inimigo pode nos perseguir tentar tomar posse de nossas vidas, mas Deus já fez a sua obra já o derrotou o que precisamos é crer nessa verdade.

Quero trazer outro ponto de vista agora de nossa parte para com Deus, Indy era um especialista em arqueologia o que o beneficiava em suas buscas, talvez a sede que ele tinha pelas aventuras que vivia o levava a lugares tão diferentes e a se arriscar tanto, Cristo nos deixou seus ensinamentos, nos deixou sua Palavra onde tem todos os princípios e as formas como agir e sobreviver neste mundo cruel, temos que buscar a Deus de todo nosso coração, nossa vida depende disso, e não conheço outra forma de nos achegarmos a Deus que não seja através de oração e de devorarmos a sua palavra, Indy não foi de qualquer jeito em busca dos objetos perdidos, nós também não devemos nos apresentar a Deus de qualquer maneira, mesmo porque o inimigo está a espreita esperando por nossas falhas.
Encerro esse texto com duas reflexões: Assim como Indiana buscou, a Arca da Aliança, o Cálice Sagrado e a Caveira de Cristal, têm que buscar a Deus, e assim como esses objetos, somos tão preciosos para Deus que ele nos protege todos os dias das armadilhas do maligno!


http://giphy.com/gifs/harrison-ford-indiana-jones-indy-pFtztHYJVsnBu


Referencias Bíblicas:

“Vocês viram com os seus próprios olhos o que fiz ao Egito, e como carreguei vocês sobre asas de águias e os trouxe a mim.” Êxodo 19:4

Deus é nosso refúgio e nossa força, Uma ajuda encontrada prontamente em tempos de aflição. Salmos 46:1

O nome de Jeová é uma torre forte. O justo corre para dentro dela e recebe proteção. Provérbios 18:10

Mas, se você procurar Deus e implorar junto ao Todo-poderoso, se você for íntegro e puro, ele se levantará agora mesmo em seu favor e o restabelecerá no lugar que por justiça cabe a você.  Jó 8:5-6

Tenham uma Boa tarde!
Aline de Almeida Santos


Nenhum comentário:

Postar um comentário