quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Parábolas & HQ's #39 - X-Men: Senhor Sinistro

http://comicbook.com/marvel/2016/05/26/x-men-apocalypse-post-credits-scene---what-does-it-mean-for-the-/
     Nathaniel Essex foi um médico brilhante que viveu na Inglaterra vitoriana durante o século XIX. 




     Influenciado pelos estudos de Darwin sobre a evolução e as origens das espécies, representa a transição entre uma ciência que incorporava os preceitos bíblicos em seus estudos, para uma era racionalista e laica sobre o avanço científico. Devido a uma doença sem cura em sua esposa, Nathaniel passou a realizar experiências pouco ortodoxas em si mesmo, para que conseguisse ajudar a esposa. Essas experiências modificaram seu DNA, e concederam a ele controle sobre seu corpo e habilidades transmorfas. As consequências pela sua busca obsessiva pela evolução o fizeram ser expulso da comunidade científica e abandonado pela mulher a quem tentou ajudar. Foi neste período em que conheceu a Apocalipse, que concedeu a ele o poder da imortalidade para continuar desenvolvendo suas pesquisas agora com o DNA mutante, para conseguir criar a combinação genética perfeita, que segundo ele, está na combinação dos genes de Scott Summers e Jean Grey. Nathaniel Essex passa a se chamar Senhor Sinistro sendo obcecado por encontrar a combinação genética perfeita, buscando ser um deus no sentido de criar vida de maneira artificial. Um dos inimigos mais inteligentes e astutos do universo mutante que veremos no próximo filme de Wolverine, confirmado pelo diretor do longa.

Cena pós-crédito de X-Men Apocalipse mostrando a corporação Essex, pertencente ao Sr. Sinistro
     O Senhor Sinistro representa a mudança histórica na concepção científica e filosófica que varreu o mundo no século XIX. Até então, a música, a filosofia, a história e todas as ciências, incluíam o conceito Criacionista em seus pressupostos. A partir das teorias evolucionistas, a sociedade ocidental passou gradativamente a ser totalmente laica. A partir destes pensamentos, o homem tem buscado suas explicações sem considerar a presença de Deus e Sua atuação na História. Neste sentido, quase 200 anos após Darwin, podemos questionar se nosso desenvolvimento tecnológico tem gerado felicidade na humanidade.

   Cada vez mais conectados, nos relacionamos cada vez menos, um vazio moral no coração do homem, pais matando filhos, filhos matando os pais, total desrespeito com a vida humana, descaso com os que sofrem, individualismo, egocentrismo, enfim. Uma nova filosofia pautada no homem como o centro do universo. 

     Talvez esteja na hora de voltarmos nossos olhos Aquele que é desde a Eternidade e quem pode colocar o ser humano de volta em seu estado mais... Humano. 

Referências Bíblicas:

Ai daquele que contende com o seu Criador! o caco entre outros cacos de barro! Porventura dirá o barro ao que o formou: Que fazes? ou a tua obra: Não tens mãos? Isaías 45:9

O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra. Salmos 121:2

Assim diz Deus, o Senhor, que criou os céus, e os estendeu, e espraiou a terra, e a tudo quanto produz; que dá a respiração ao povo que nela está, e o espírito aos que andam nela. Isaías 42:5

Pastor Eduardo Medeiros


Nenhum comentário:

Postar um comentário