terça-feira, 18 de outubro de 2016

Paradoxo Jovem #21: Série Pecados Capitais #4 Preguiça

    

    Olá caríssimas e caríssimos companheiros de Parábolas Geek! Quero retomar a série sobre os sete pecados capitais aqui em nossa coluna Paradoxo Jovem desta semana. Espero que o assunto possa te fazer refletir um pouco neste dia!


   Nosso papo de hoje, de maneira bastante específica, é aquele que causa a maior frustração nas pessoas porque as fazem sentir incapazes e achar que seu tempo não vale muita coisa pois o tempo passa e produzem pouco resultado de suas ações.

     Vamos falar sobre a Preguiça

     É por causa da preguiça que nossos sonhos permanecem apenas como algo no campo das ideias. Com preguiça nada se realiza em nossas vidas e passamos tempo demais estagnados por falta de coragem em avançar para o nosso destino.

     A preguiça é outro sentimento que afeta única e exclusivamente a pessoa em si... Ouvi dizer que ela corrói a pessoa como a ferrugem corrói o ferro. A paralisia emocional ou física faz com que a pessoa perca oportunidades importantes de crescer e de se desenvolver em todas as áreas. Quantos sonhos continuam guardados e esquecidos nas cabeças de milhões de pessoas por pura falta de ânimo para dar o primeiro passo rumo a uma mudança de vida? Quantos cursos deixaram de ser feitos, faculdades deixaram de ser concluídas, promoções que nunca chegaram, por pura e simples preguiça de se destacar perante a multidão?

     O Espírito Santo sabia que isto seria um problema para nós, então disse para que pudéssemos ouvir hoje em 2016 através da inspiração do Novo Testamento:

"Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo". João 16:33

É perseverando que vocês obterão a vida. Lucas 21:19

O Deus que concede perseverança e ânimo dê-lhes um espírito de unidade, segundo Cristo Jesus, Romanos 15:5 

     Então se o ânimo de mudar o mundo está faltando em você, busque ao Deus que concede este ânimo hoje!!!! Mande um e-mail com seu problema que teremos o prazer de responder e orar por você, caro amigo! 

     A preguiça é irmã de outro problema crônico muito retratado na Bíblia: a procrastinação. (Ah?) Calma que eu explico, sabe quando sua professora te dá um trabalho (ou te deu a muito tempo atrás como a mim...) para fazer e entregar em duas semanas? O que você fez ou faz:

A - Faz no mesmo dia porque nunca se sabe o que pode acontecer com minha vida e posso não ter tempo para fazer depois;
B - Faço no final de semana, pois tenho mais tempo para estudar e aprender com aquilo que estou pesquisando. Sei que os trabalhos servem para melhorar as relações de ensino-aprendizagem não apenas para ganhar nota;
C - Seu amigo: Você fez o trabalho que a professora pediu? Você: Que trabalho? Ai Meu Deus!

     Se você respondeu C, você é um procrastinador profissional. Os procrastinadores, por causa de sua falta de foco e preguiça, deixam tudo para última hora e quando fazem, fazem tudo correndo e de qualquer modo. Nossa sociedade tem uma falta crônica de pessoas comprometidas e organizadas para que seus dias rendam dentro das 24 horas. Você já ouviu a frase: Meu dia precisava ser de 30 horas para conseguir fazer tudo o que preciso fazer? Esta é uma frase de alguém que não é organizado. Tudo o que precisamos fazer: trabalhar, estudar, cuidar da família, participar das atividades na igreja, tudo isso cabe nas 24 horas do dia. Tudo o que precisamos fazer é nos organizar para fazer somente aquilo que é importante para determinado momento de nossas vidas. E mandar a preguiça embora de nossas vidas de uma vez por todas.

     Sabia que a Bíblia trata destas duas irmãs (Preguiça e a Procrastinação)? Só que o que ela diz não é lá muito bom de se ouvir? Está preparado ou preparada? Vou usar o texto da Bíblia na versão A Mensagem, para deixar o recado ainda mais claro:

A vida desmorona sobre os ociosos; os preguiçosos acabam passando fome. Provérbios 19:15

O preguiçoso acaba morrendo de fome, porque não tem coragem de levantar e trabalhar. Provérbios 21:25

Lembram-se da regra que tínhamos quando vivemos entre vocês? "Se você não trabalha, não coma." E agora soubemos que um bando de preguiçosos inúteis está tirando proveito de vocês. Essa situação não pode ser tolerada. Ordenamos que eles comecem a trabalhar imediatamente -sem desculpas, sem argumentos. 2 Tessalonicenses 3:10 

     É claro que a vida contemporânea leva muitas pessoas a outros problemas como a depressão e o estresse que podem abalar o psicológico delas e com isso levá-las a um estado de reclusão onde não saem de casa por causa desses problemas. Isto precisa ser tratado... Estamos falando sobre aqueles que podem fazer mas optam por livre e espontânea vontade a deixar para depois.

     Se você me permite, gostaria de contar uma experiência que tive durante um período caminhando com um grupo de cristãos de várias partes do mundo em um evento chamado Power Invasion. Nele, caminhávamos junto com americanos, sul coreanos, australianos, e irmãos de outros países e trabalhávamos como intérpretes para ajudá-los e fazíamos os treinamentos com eles. Em um dos dias, quando equipes de jovens estavam prestes a iniciar o treinamento prático nas igrejas da cidade, o líder responsável deu um solene aviso para aqueles que iriam ministrar o louvor em nossas igrejas:

- Comecem o culto pontualmente no horário. Você perceberá que estarão na igreja apenas vocês e o pastor. Feche seus olhos e ministre, ministre, ministre o coração de Deus, quando você abrir seus olhos, ao final do louvor, a igreja estará cheia. Não se preocupem, isso faz parte da cultura do brasileiro...

     Confesso que fiquei furioso com a afirmação de um irmão estrangeiro, que não conhece nossa cultura falando a respeito de nossa cultura, mas o Espírito Santo falou comigo neste momento:

- Você não quer admitir que ele está certo? 

     Infelizmente tive que concordar, pois muitas vezes enrolamos nossos afazeres e quando olhamos no relógio, o tempo escorreu pelos nossos dedos.

  Precisamos aprender a controlar melhor o nosso tempo, pois a preguiça e a procrastinação normalmente vem acompanhado de outros pecados capitais. Por exemplo, aquele que tem preguiça em fazer uma faculdade porque vai demorar quatro anos para terminar, permanecerá onde está, e quando vir alguém que toma a decisão de fazer o que tem que ser feito, acaba gerando inveja por parte do preguiçoso. Eu não quero fazer, mas se alguém fizer eu não fico feliz também... É uma lógica estranha certo?

     Em nossa vida espiritual a preguiça pode ser uma inimiga poderosa, quando não temos vontade de ler a Palavra, de orar, de jejuar, de ajudar no Reino participando de atividades propostas. Isso é um claro sintoma de que a pessoa está com a carne dominado sua alma. Sempre falamos aqui em nossa coluna, que a intimidade é a chave para uma vida bem sucedida com Deus. Quanto mais intimidade com Deus tivermos, mais nosso espírito estará forte para lutar contra os desejos da carne. Aí a preguiça, a ira, a inveja, a vaidade, a luxúria, a avareza e a gula não farão parte de sua vida.

     Não deixe que a preguiça o enferruje para a vida! Lute contra ela e seja feliz! Deus deseja seu sucesso em todas as áreas! Mas ao contrário do que a teologia da prosperidade prega, para ser bem sucedido na vida é preciso, além da bênção de Deus, de muito trabalho. Se você discorda, cuidado para não ter seu nome em uma das próximas operações da polícia federal! Porque a nossa Bíblia também nos deixa este aviso com o qual encerro nosso bate-papo de hoje:

Quem planeja e trabalha com dedicação ficará rico, quem quer ficar rico da noite para o dia acaba perdendo o pouco que tem”. (Provérbios 21.5 )

Se você perdeu algum de nossos textos anteriores desta série acompanhe no link abaixo!











Pastor Eduardo Medeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário