quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Papo Teológico #10 - Vida Longa e Próspera: Spock e o Judaismo


     Bom dia, boa tarde ou boa noite a todos as nossas caríssimas e caríssimos amigos de Parábolas Geek! 


    Gostaria de falar um pouco a respeito de um dos maiores cumprimentos Nerd de todos os tempos e sua relação com a tradição judaico-cristã! Todos os Nerd's do Universo conhecem a saudação dos Vulcanos eternizadas pelo saudoso Leornard Nimoy, falecido em fevereiro de 2015. 

     O ator, de origem judaica, teve sua inspiração em um ritual de sua religião para criar o cumprimento seguido da expressão: Vida Longa e Próspera! Ele recordou que quando criança, alguns rabinos, durante as reuniões religiosas, abriam as mãos e separavam os dedos. Este gesto tem origem na chamada "Benção dos Cohanim", ou "Birkat Kohanim" em hebraico. Este grupo de rabinos ortodoxos seriam de supostos descendentes do próprio Aarão, sumo sacerdote do Tabernáculo durante a peregrinação de Israel pelo deserto após a saída do Egito, narrativa contada entre os livros de Êxodo e Deuteronômio.

       O gesto característico com ambas as mãos tinha o seguinte significado:

     O Senhor te abençoe e guarde. O Senhor faça resplandecer a sua presença sobre ti, e tenha misericórdia de ti. O Senhor sobre ti levante a sua providência, e te dê a paz.”¹

יְבָרֶכְךָ יְהוָה, וְיִשְׁמְרֶךָ
יָאֵר יְהוָה פָּנָיו אֵלֶיךָ, וִיחֻנֶּךָּ
יִשָּׂא יְהוָה פָּנָיו אֵלֶיךָ, וְיָשֵׂם לְךָ שָׁלוֹם

     O gesto representa a letra hebraica shin:


     Esta letra tem toda uma simbologia, característica da ritualística judaica, que não vamos abordar por fugir do objetivo deste post que é mostrar que existe relação em muitas coisas da tradição judaico-cristã na cultura Ocidental que acaba chegando ao universo Geek. Embora na prática o gesto de Nimoy não tenha nenhum objetivo religioso, muito pelo contrário, pois seu personagem, Spock é uma apologia à Razão Absoluta, uma mente sem os filtros da emoção ou da fé para a tomada de decisões, é interessante saber que estes elementos estão por aí como Easter Eggs nos filmes e séries que tanto gostamos de procurar.





 Pastor Eduardo Medeiros


Referências

1 - Significado da saudação e texto em hebraico, extraído de http://ruadajudiaria.com/?p=74






Nenhum comentário:

Postar um comentário