segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Parábolas & Cinema #29: Rogue One: Saw Gerrera


     Saw Gerrera é um veterano de guerra que luta contra as forças que querem acabar com a República Galática desde o período das Guerras Clônicas no planeta Onderon. 



Saw e sua irmã Esteela, resistem à Confederação dos Sistema Independentes. Serão fundamentais na luta contra o Império Galáctico e na formação da Aliança Rebelde. Suas táticas de guerrilha os levaram a serem vistos como um extremista e ser reconhecido como uma ameaça tanto pelo Império quanto pela Nova República muitos anos mais tarde.




      Saw e seus companheiros solicitam a ajuda do Alto Conselho Jedi que resolve não se envolver diretamente na batalha, mas envia um grupo para treinar os rebeldes em Onderon. Os Generais Obi-Wan e Anakin Skywalker, a Comandante Ahsoka Tano e o Capitão Rex auxiliam o grupo a resistir e derrotar os droides de batalha. Durante a batalha final, a irmã de Saw é morta, fazendo com que ele perca sua estabilidade emocional e o equilíbrio tático.



       Após a transformação da República no Império, Saw e os remanescentes passam a lutar na lua de Jedha contra a extração clandestina de Cristais Kyber, usados anteriormente nos sabres de luz dos Jedi que agora são utilizados para outros fins pelo Império. Um dos fundadores da Aliança Rebelde junto com Galen e Lyra Erso, Saw foi quem criou a jovenm Jyn Erso, responsável anos mais tarde pelo roubo dos planos construtivos da Estrela da Morte, fundamental para a restauração da República e da paz na Galáxia (Até a chegada da Primeira Ordem!) Cada vez mais extremista em seus ataques de guerrilha, Saw passa a ser mal visto inclusive pela Aliança Rebelde, sendo deixado de lado com seu grupo de rebeldes.

       Uma vida de lutas fez com que Saw fosse gradativamente perdendo a noção do que é a vida sem a presença da guerra, enlouquecendo e o isolando inclusive de seus amigos. Muitas pessoas passam por longos períodos de lutas pessoais contra problemas e isso faz com que sintam-se solitárias com atitudes que podem causar estranheza mesmo para aqueles que caminham com estas pessoas. Ninguém sabe ao certo o que se passa no interior de outra pessoa, apenas Deus nos conhece, inclusive nos quartos escuros de nossa alma. 

        Quando a vontade de se isolar e deixar de nos relacionar vier, precisamos buscar ajuda para nos mantermos centrados em Cristo. Nossa caminhada é difícil (Cristianismo não é receber tudo o que se quer, pois Deus não cria filhos mimados, mas soldados para a batalha) e precisamos crescer neste entendimento sobre o Reino. É por esta razão que temos a igreja, um lugar onde podemos crescer e ser protegidos. Na igreja aprendemos a lidar com situações em nossas vidas e principalmente a lidar com a fraqueza do próximo. Relacionamentos são fundamentais para mantermos nosso foco em Cristo. Talvez esta seja a razão pela qual tanto seja investido para que as pessoas sejam cada vez mais solitárias, em especial os jovens que se fecham em seus mundos virtuais não interagindo de maneira a melhorar seu caráter.

      Aprendemos com Saw Gerrera que não devemos nos isolar e resolver tudo por nós mesmos, pois perderemos a noção da realidade. Algumas bençãos de Deus serão vistas como maldição, como quando Jyn reencontra Saw anos mais tarde e a vê como uma traidora em um primeiro momento. Entregue seu coração e sua mente à Deus que o ajudará em sua jornada até o seu último dia na Terra! Uma de suas frases em Rogue One foram: Salvem a Rebelião! Salvem o Sonho! Ela nos mostra que devemos não apenas sermos corajosos, mas também trabalhar junto ao exército de Cristo para sermos bem sucedidos. Cristianismo não é para ser vivido sozinho, mas em comunidade!


Referências Bíblicas

Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união! Salmos 133:1

Assim como o ferro afia o ferro, o homem afia o seu companheiro. Provérbios 27:17

Pedro, então, ficou detido na prisão, mas a igreja orava intensamente a Deus por ele. Atos 12:5

Visto que estão ansiosos por terem dons espirituais, procurem crescer naqueles que trazem a edificação para a igreja. 1 Coríntios 14:12

Grande abraço a todos vocês, companheiros de Parábolas Geek!


Pastor Eduardo Medeiros
       





Nenhum comentário:

Postar um comentário