Teologia Bíblica #2: Oseias – O Profeta do Amor
Bom dia caríssimos amigos de Parábolas!
Como pastor responsável pela Rede Conectados à Fonte em Curitiba, iniciamos uma série de mensagens sobre os Profetas Menores e gostaria de compartilhar com vocês um pouco do que estamos trabalhando com a juventude Conectada. Para saber mais a respeito deste projeto, acesse nossa página:
Neste sábado dia 21 de maio, trabalhamos com o livro de Oséias e gostaríamos de trazer até vocês um pouco do que conversamos com nossos jovens.
Gosto muito da definição da Bíblia a Mensagem sobre o livro de Oséias que diz que este profeta é uma parábola viva. Deus usou sua própria vida para contar uma história ao povo de Israel e mostrar a realidade do relacionamento entre Deus e o Reino do Norte. A verdadeira face do amor de Deus para conosco pode ser lida nas páginas deste livro.
Quando falamos em amor, o que vem a nossa mente?
1 – Para muitos, o amor pode ser visto em um casamento de muitos e muitos anos de companheirismo e cumplicidade:
2 – Para outros, o amor está do lado oposto, no início de um namoro com jovens apaixonados lutando contra um mundo que não entenda a dimensão de seu grande amor:
3 – Para muitos em nossos dias, o amor é limitado a um relacionamento carnal de sexo de todas as maneiras imagináveis, onde ao invés de uma visão, existem muitos “tons” de amor:
4 – Para outros, o amor é um relacionamento onde a alegria do casal determina o estado do relacionamento:
5 – Mas não é só de relacionamento entre casais que o amor existe. O Amor entre pai e filho é algo maravilhoso.
6 – O Amor entre irmãos:
9 – Ainda existe o amor entre os seres humanos e outros seres da criação:
1 – Contexto
Oséias viveu no século VIII a.C. e foi provavelmente o único profeta literário do Reino do Norte, Israel. Neste período, Israel vivia sua era de ouro com o reinado de Jeroboão II. O nome Oséias tem a mesma raiz de Josué, que significa salvação. Seu ministério começou cerca de 10 anos depois de Amós ter saído de Judá levando seus oráculos proféticos ao Reino do Norte, e durou no mínimo 25 anos, já que o primeiro verso do livro diz que Oséias profetizou entre os reinados de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias de Judá e Jeroboão II de Israel. Seus escritos estão entre os mais antigos oráculos proféticos registrados e sua obra inicia a seção da Bíblia Hebraica chamada O livro do Doze, embora Amós anteceda Oséias. O livro de Oséias abrange o período Assírio (de meados ao final do século VIII a.C.) junto com os livros de Amós, Jonas e Miquéias.
A prosperidade de Israel ocultava uma moral em decadência por parte do povo. Oseias levanta-se com a Mensagem de Deus em um período em que a sociedade não enxergava a condenação pregada por ele. Em três décadas a prosperidade se transformou em caos e o Reino do Norte foi extinto pela invasão assíria. Mesmo sendo preservado, o Reino do Sul (Judá) não foi poupado dos discursos de Oseias.
2 – Desenvolvimento
Oséias 1:1-11:
No capítulo 2, Deus fala da restauração de Israel no futuro:
Oseias 2:19-23
Eu me casarei com você para sempre; eu me casarei com você com justiça e retidão, com amor e compaixão.
Eu me casarei com você com fidelidade, e você reconhecerá o Senhor.
“Naquele dia eu responderei”, declara o Senhor. “Responderei aos céus, e eles responderão à terra;
e a terra responderá ao cereal, ao vinho e ao azeite, e eles responderão a Jezreel.
Eu a plantarei para mim mesmo na terra; tratarei com amor aquela que chamei Não amada. Direi àquele chamado ‘Não-meu-povo’: Você é meu povo; e ele dirá: ‘Tu és o meu Deus’. ”
Deus muda o nome de Não Amada e Não-meu-povo, trazendo a redenção para Israel.
O terceiro capítulo do livro mostra como mesmo com todo o amor do marido, Gômer escolhe deixa-lo para viver suas paixões diante de outros homens. Deus ordena que Oséias busque sua esposa nos locais sujos onde ela se encontra e cuide dela. Ele faz o que o Senhor ordena e a encontra como uma escrava que precisa ser comprada para ler liberta.
3 – Verdade Aplicada
Com a história de Oséias podemos aprender algumas importantes lições sobre o amor de Deus por nós:
3.3 – Este é o Deus que foi à cruz do Calvário, e em busca dos homens, através do túnel de um túmulo vazio. Sempre e sempre Ele os procura para trazê-los de volta até Ele. Quando os homens gritam: “onde está Deus?” A resposta é sempre a mesma. Deus está aqui mesmo. Ele está esperando por você. Ele pede que você venha até Ele. Ele o espera para enlaçá-lo com o Seu amor. Ele o apressa a vir pela fé, a fim de conhecê-Lo e conhecer a significação do amor na verdadeira profundidade do seu coração.
Encontramos um filme sobre Oséias e gostaríamos de compartilhar com você que chegou até aqui na leitura do texto.
Tag:Profetas Menores