Parábolas & Cinema #2 – 04 Princípios no primeiro Trailer de Jason Bourne
JASON BOURNE TRAILER LEGENDADO
O trailer inicia com uma frase de Jason dizendo: “Eu sei quem eu sou”. Contar esta história de trás para frente foi uma das grandes sacadas do filme onde ele precisa descobrir fragmentos de uma mente destruída e apagada por um programa clandestino do governo.
Em sua busca por respostas, um plano de vingança contra aqueles que o criaram se inicia. Esta busca de Jason por respostas, luta esta na qual ele investe sua própria vida, colocando-a em risco diversas vezes pode nos mostrar alguns aspectos de nossa jornada na terra.
![]() |
Imagem disponível em http://i1.wp.com/www.recados.etc.br/wp-content/uploads/2013/05/tumblr_mkln6fDuJ91r1ayc6o1_500.jpg?resize=500%2C334 |
Neste sentido, de acordo com a Palavra de Deus só é possível descobrir seu papel no mundo ao olhar para seu Criador. A chave para entender a humanidade está em colocar nossos olhos no Senhor. Quanto mais tempo passamos olhando para nós mesmos, mais nos afastamos das respostas que buscamos. Temos a essência da eternidade em nosso interior, e através de um relacionamento com o Eterno Deus, conseguimos aprender sobre nossa existência.
Voltando ao trailer, o segundo momento para nossa análise está na frase de sua companheira: “- Lembrar-se de tudo não significa saber de tudo”. A resposta de Bourne na sequência parece extraída da Bíblia: “Conte-me…” Uma vez que tenha lembrado quem é, a partir de um olhar para Deus e entendendo o papel de Cristo em nossa vida, somos salvos. Começamos a ter consciência de quem somos e de qual é o nosso destino. “Lembramos de tudo”, como Jason Bourne. Isso é maravilhoso quando aceitamos a Jesus como Senhor e Salvador, mas apenas este detalhe não é suficiente. Lembrar de quem somos não nos faz saber tudo o que precisamos saber. É preciso que alguém nos conte o que precisamos saber. Ninguém consegue crescer espiritualmente sem outro cristão que possa discipular este alguém nos caminhos do Senhor. O crescimento saudável da igreja acontece quando discípulos de Cristo geram outros discípulos de Cristo, sempre com o alvo Nele e naqueles a quem Ele ama.
O terceiro momento do trailer está no discurso dos agentes do governos que identificam Jason Bourne e se espantam perguntando: “- O que ele quer agora?” Na medida em que crescemos na nossa nova fé, Deus pode nos pedir para voltarmos a situações de nosso passado que não foram resolvidas e acertar nossas contas com aqueles que aqui estão compartilhando a Terra do Criador. Aconteceu com Esaú e Jacó, irmãos gêmeos que lutavam por reconhecimento por parte de seu pai. Depois de muita desavença, eles puderam liberar o perdão um ao outro após anos de separação. Esteja atento para aquilo que o Senhor pedir de você, pois Ele é muito criativo em Seus caminhos.
O quarto e último momento do trailer de Jason Bourne para nossos propósitos está na fala do personagem de Tommy Lee Jones quando diz que Jason nunca encontrará paz até que aceite quem realmente é. O ser humano ainda precisa encontrar seu propósito. Nunca estivemos tão conectados, mas ao mesmo tempo nunca fomos tão solitários. Nossa jornada por respostas termina quando aceitamos o fato de sermos filhos e filhas de Deus. A partir desta descoberta encontramos a paz que tanto buscamos pois mesmo que venhamos a enfrentar dificuldades, sabemos quem somos.
Gostou deste formato de análise? Deixe seu comentário, crítica ou sugestão, pois queremos ouvir você! Acompanhe nossas redes sociais e veja novidades de nossa equipe para você
Tag:Jason Bourne